Empadas recheadas com carne e queijo
Hoje partilho contigo uma receita de empadas recheadas com carne e cubos de queijo. É indicada para quem gosta de cozinhar e, sobretudo, ver o seu esforço multiplicado em mais do que uma refeição à distância de uma congelação. Foi idealizada como uma alternativa às empadas tradicionais. Com uma menor adição de gordura e mistura de farinha branca e integral, esta receita torna-se, portanto, mais equilibrada. Ainda assim, deve ser enquadrada num plano alimentar diversificado e o consumo recomenda-se que seja moderado e consciente.
Visto que a massa é versátil, permite-te aplicá-la em outras receitas como quiches ou tartes.
Vamos à receita? Vais precisar de…
Ingredientes para a massa:
- 350 gr de farinha integral
- 150 gr de farinha branca
- 60 ml de azeite
- 120 ml de água
- 1 ovo
Ingredientes para o recheio:
- Cebola
- Alho
- Vinho branco
- Louro
- Carne picada
- Temperos a gosto (salsa, pimenta preta, pimentão doce, piri-piri)
- Polpa de tomate q.b
- Queijo em cubos
O procedimento é o seguinte
Primeiramente, mistura as farinhas, adiciona o azeite e a água e mexe até obteres uma massa homogénea. Com a finalidade de tornar a tarefa mais prática, utiliza as mãos.
Logo após, estica a massa numa superfície enfarinhada com o auxílio do rolo.
Com o propósito de formar a base onde irá ser colocado o recheio, corta círculos com cerca de 10 cm de diâmetro. E corta círculos, com 7 cm de diâmetro, que servirão para selar a empada.
Para o recheio leva ao lume a cebola,o alho e o louro. Adiciona o vinho branco e cozinha por 2 minutos. Junta a carne picada e mistura. Incorpora temperos ao teu gosto. Nesta receita, usei salsa, pimenta preta, pimentão doce e piri-piri. Adiciona a polpa de tomate e envolve todos os ingredientes. Posteriormente, deixa cozinhar em lume brando por cerca de 10 minutos ou até o molho estar praticamente evaporado.
Em seguida, aconchega os círculos de massa maiores em formas aptas para ir ao forno e enche com o recheio. Logo depois, coloca um cubo de queijo no interior do recheio e coloca um círculo de massa menor no topo de cada empada. Para uma melhor selagem, humedece as bordas da massa e, com os dedos, une os círculos menores com os maiores. Sob o mesmo ponto de vista, enrola ligeiramente as zonas de ligação da massa.
Em conclusão, pincela as empadas com um ovo batido e leva ao forno pré-aquecido, a 180 graus, até a massa cozinhar.
Por fim, as empadas podem ser cozinhadas no momento da sua elaboração ou podes congelá-las cruas e cozinhá-las quando surgir a necessidade.
E tu? Vais experimentar empadas recheadas?
Deixa a tua opinião nos comentários e não te esqueças…
Grão a grão, melhoramos a decisão!