Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano por muitas famílias. Época de união e de partilha onde prevalece o amor e a amizade. As famílias e amigos reúnem-se, celebram o feriado em conjunto, partilham presentes, comida e criam memórias que duram uma vida.
Como em qualquer celebração, a comida é uma parte essencial da festa. São várias as tradições que cada família associa ao Natal. Há quem escolha o tradicional bacalhau como prato principal, outras optam pelo peru, pelo leitão ou pelo cordeiro. As sobremesas são as estrelas da mesa de Natal, desde o bolo-rei, aos sonhos de abóbora, às filhoses, à aletria, ao arroz-doce, ou às rabanadas. São várias as opções e é ilimitada a criatividade nesta época festiva.
As celebrações associadas à época natalícia são, muitas vezes, marcadas por excessos. A longa duração das refeições e a variedade de iguarias que compõe a mesa podem ser apontados como motivos que nos podem levar a comer e/ou beber mais do que é recomendado.
Nos dias seguintes às celebrações, os excessos são relembrados com culpa e até com punição. O que cria um sentimento negativo associado ao “pós-Natal” que se repete todos os anos. Se este for o teu caso, este ano muda de abordagem! Comemora com a tua família, consciente de que numa rotina alimentar equilibrada e num estilo de vida saudável, há espaço para as ocasiões especiais onde o foco está em confraternizar e criar memórias, acompanhado de iguarias típicas que tornam o momento ainda mais memorável.
“O todo é maior que a soma das partes!”
Aristóteles
Se, por outro lado, pretendes manter alguns dos teus hábitos alimentares e ao mesmo tempo aproveitar o momento com a tua família, cozinha para eles alguns dos teus pratos favoritos! Torna a tua mesa de Natal mais adaptada a ti e às tuas necessidades. No fundo, sugerimos que cries as condições para que neste Natal sintas-te integrado nas celebrações.
É improvável que os excessos cometidos em épocas delimitadas definam o teu estado de saúde. Mas atenção, não conduzas se beberes álcool.
De facto, o teu corpo pode sofrer determinadas alterações fisiológicas como resposta a eventuais excessos. Contudo, o que prevalece são todos os passos que deste rumo a um estilo de vida saudável, e não apenas os passos dados em determinadas épocas.
Os nossos desejos de Natal
Cria o estilo de vida que promove a tua saúde e bem-estar (físicos e psicológicos), acompanha os indicadores que te permitem avaliar o teu estado de saúde e toma decisões consciente da tua realidade, sempre com o teu bem-estar como prioridade. Onde a saúde mental deve ser considerada.
Afinal, no Natal, o mais importante é estar e sentir!
A Gulosamente deseja-te um feliz Natal e um próspero Ano Novo!