Lasanha de carne
Gostas de massa? Se sim, esta lasanha é a pensar em ti.
Apresentamos uma alternativa a receita tradicional da lasanha. Esta versão, tem menos gordura, pois não usamos as natas e/ou o bechamel. Em substituição, vamos usar o molho de couve-flor. Com esta opção, poderás desfrutar deste prato, composto por ingredientes estrategicamente selecionados, que tornam a receita menos calórica e mais nutritiva.
Poderás pensar que o sabor sairá prejudicado pelas alterações dos ingredientes. Surpreendentemente, o resultado é delicioso. Nós experimentamos e, sem dúvida, é uma receita que ficará marcada no nosso livro de receitas. Mais do que o que dizemos, és tu próprio testares e fazeres a tua avaliação. Para tal, vamos à receita.
Ingredientes para o molho de couve-flor:
- 1 Kg de couve-flor cozida (aproximadamente)
- 220 gr de leite ou bebida vegetal
- 20 gr de azeite
- 20 gr de queijo-ralado
- Pimenta-preta q.b
- Noz-moscada q.b
Ingredientes para a lasanha
- 100 gr de cebola
- 1 dente de alho
- 30 gr de pimento vermelho
- 100 gr de vinho branco
- 1 folha de louro
- Piripiri q.b
- 400 gr de carne de vaca picada
- 300 gr de polpa de tomate
- Folhas de massa de lasanha integral
- 125 gr de queijo ralado
Vamos à receita!
Em primeiro lugar, vamos à confeção do molho de couve-flor. É uma opção para substituir o bechamel e as natas e, por comparação, é mais saudável devido ao inferior teor de gordura, principalmente gordura saturada, e sal.
Num tacho coze a couve-flor, sem as folhas verdes, até ficar macia. Escorre-a e coloca-a, cortada em pedaços, num recipiente comprido, por exemplo, um copo medidor ou um jarro de servir água. Logo após, adiciona o leite ou bebida vegetal, o azeite, o queijo ralado e os temperos. Utilizei pimenta preta e noz-moscada, mas podem ser outros da tua preferência. Por fim, tritura todos os ingredientes com o auxílio da varinha mágica até obteres um creme aveludado. Para obter a desejada textura, podes necessitar de adicionar mais leite ou bebida vegetal.
Já que o substituto do bechamel está feito, vamos ao passo-a-passo da receita da lasanha.
Num tacho, coloca a cebola, o alho, o vinho branco, o louro e o piripiri e deixa cozinhar até levantar fervura. Em seguida, adiciona a carne picada e deixa cozinhar. Por fim, adiciona a polpa de tomate e cozinha em lume brando até a maior parte de o líquido ter evaporado.
Logo após, coze as folhas de massa necessárias à montagem da lasanha, para esse propósito, podes utilizar a água onde foi cozida a couve-flor.
Num tabuleiro apto para ir ao forno, coloca uma camada de molho de couve-flor, em seguida, uma camada de massa de lasanha e no fim, uma camada de carne picada. Repete este passo até usares os ingredientes na totalidade, de tal forma que termines no topo com uma camada de creme de couve-flor. Por fim, adiciona o queijo ralado no topo da lasanha e leva ao forno até ficar dourado.
Na tabela 1, podes consultar as informações nutricionais desta receita.
Informações nutricionais
Energia | 183 Kcal |
Lípidos | 5 g |
dos quais saturados | 2,2 g |
Hidratos de carbono | 7,4 g |
dos quais açúcares | 2,6 g |
Proteína | 7,8 g |
Sal | 0,41 g |
Para uma opção ainda mais benéfica nutricionalmente, podes optar por substituir a carne de vaca picada por peito de frango desfiado. Esta simples alteração tem um duplo benefício pois resulta na diminuição da quantidade de gordura e no aumento da quantidade de proteína da receita.
Experimenta e partilha a tua opinião nos comentários! E não te esqueças… Grão a grão, melhoramos a decisão!