Batata doce recheada com esparregado e cogumelos
Sem ideias para o jantar? Esta receita de batata doce recheada com espinafres e cogumelos é uma receita prática e nutritiva que te permite fazer refeições que estão de acordo com os princípios da alimentação saudável que a gulosamente partilha contigo.
Vais precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 batatas-doces médias
- 175 gr de esparregado de espinafres ultracongelado
- 250 gr de cogumelos laminados
- Pimenta preta q.b
- Alho em pó q.b
- 1 folha de louro
Para fazeres este prato começas por higienizar a casca da batata-doce, com a ajuda de uma escova, por exemplo. Para que toda a terra que se encontra na casca seja removida. De seguida fazes um golpe no meio das batatas ao longo do seu comprimento e levas ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante aproximadamente 35 a 40 minutos ou até ficarem cozinhadas no interior.
Enquanto as batatas cozinham, num tacho ou numa frigideira antiaderente, levas ao lume o esparregado ultracongelado e deixas cozinhar em lume brando até ficar completamente descongelado. Ao mesmo tempo, também numa frigideira antiaderente colocas os cogumelos laminados, previamente higienizados. Temperas com pimenta preta, louro e alho em pó e deixas cozinhar em lume brando. Quando o esparregado e os cogumelos estiverem cozinhados envolves os dois, e reservas.
Assim que as batatas estiverem prontas, retiras do forno e começas a rechear, na zona do golpe, com a mistura de esparregado e cogumelos. Caso não tenhas, ou não gostes de batata-doce, podes experimentar fazer com a tradicional batata branca. De qualquer das formas, estarás a fazer uma refeição que cumpre com vários princípios da alimentação saudável.
Independentemente de utilizares batata branca ou batata-doce, estarás a consumir um alimento que se encontra muito próximo do seu estado integral.
Ao optares por rechear as batatas com cogumelos, consegues introduzir na tua rotina alimentar as proteínas de origem vegetal e, mais uma vez, estarás a priorizar o consumo de alimentos integrais.
E o esparregado ultracongelado? É um alimento altamente processado?
A Gulosamente partilha contigo vários princípios para uma alimentação saudável, um deles é evitar o consumo de alimentos altamente processados. No caso do esparregado ultracongelado, estamos perante um alimento que, segundo o sistema NOVA, se enquadra na categoria de alimento processado e não na categoria de alimento altamente processado.
É um alimento nutricionalmente aceitável, com pouca presença de gordura saturada, sem açúcares adicionados e, apesar de ter sal adicionado, não se verifica a adição deste ingrediente em grande quantidade.
Como já foi referido em outras publicações, para me ajudar a escolher os alimentos processados que compro, consulto o descodificador de rótulos partilhado pela Direção Geral de Saúde, que me ajuda a escolher alimentos ou bebidas que, apesar de processados, tenham baixos níveis de gordura, açúcares e sal.
Agora que sabes os benefícios que podes usufruir ao fazer esta receita de batata-doce recheada, vais experimentar?
Deixa a tua opinião nos comentários e não te esqueças…
Grão a grão, melhoramos a decisão!