Sopa de Abóbora
A sopa é um importante elemento da gastronomia portuguesa e um coadjuvante num plano alimentar equilibrado e saudável. Esta receita é uma sopa de abóbora e cenoura, de fácil e rápida preparação e com um custo reduzido. Afinal, irás precisar apenas de abóbora, cenoura, especiarias da tua preferência e água.
O sabor e textura incomparáveis desta sopa são-lhe conferidos pela cenoura e a abóbora respetivamente, pelo que a incorporação de sal e batata são dispensáveis.
A sopa é uma das formas mais eficazes de aumentar o consumo de água e hortifrutícolas. O consumo destes deve ser incentivado, pois conferem benefícios à nossa saúde e bem-estar.
Recomendamos a adição moderada de gorduras líquidas ao preparado, como o azeite. Pois, apesar de ser considerada uma gordura saudável, não deixa de ser calórica. Nesta receita não foi necessário adicionar gordura. O que te permite desfrutar dos verdadeiros sabores que a mãe Natureza nos oferece e ao mesmo tempo, cumprir com os princípios da alimentação saudável partilhados pela gulosamente.
No entanto, poderás e tens a liberdade para modificar a presente receita. Contudo, apelamos à consciência da tomada de decisão, pois a tua saúde é a nossa prioridade e assumimos que também seja a tua.
Ingredientes
- 1, 200 gr de abóbora
- 300 gr de cenoura
- 400 gr de cebola
- 3 dentes de alho
- Água
- Folhas de louro
- Grãos de pimenta preta
- Piri- piri q.b
- Pimenta preta moída q.b
O procedimento é muito simples, basta descascar, higienizar e cortar todos os legumes e levar ao lume com a adição dos temperos e de 3 copos de água e deixar cozinhar até os legumes estarem bem cozidos. Logo após, é só remover as folhas de louro e triturar tudo até obter um creme homogéneo. Para que consigas obter a textura desejada pode ser necessário adicionar mais um pouco de água (pois pode ter evaporado muita água durante o cozimento).
Por fim, vem a melhor parte, disfrutar de uma sopa leve, saborosa e com um ligeiro toque picante.
E tu?! Vais experimentar?
Deixa a tua opinião nos comentários e não te esqueças…
Grão a grão, melhoramos a decisão!