Wraps integrais de legumes
Os resultados apurados pelo último Inquérito Alimentar Nacional (2015/2016) revelam que mais de metade dos portugueses não cumpre a recomendação de consumo diário de pelo menos 400 g de fruta e hortícolas. Quando se trata de consumir legumes lembramo-nos, dos legumes salteados, dos cozidos, ou até das saladas… Mas já experimentaste comer legumes nos wraps?
Esta é uma receita nutritiva, deliciosa e que agrada a miúdos e a graúdos.
Vamos ao passo a passo.
Para a massa vais precisar de:
150 gr de farinha de trigo integral
50 gr de farinha de trigo
1 c.s. sementes de linhaça (opcional)
1 c.s. sementes de chia (opcional)
100 gr de iogurte natural ou grego
4 c.s. de água tépida
1 c.c. de fermento em pó ou 1 saqueta de fermento padeiro diluído na água tépida
Temperos (usei pimenta preta e orégãos)
O procedimento é fácil, basta juntar todos os ingredientes numa taça e misturar até obter uma massa homogénea. Após este passo, deixa-se a massa levedar durante cerca de 20 minutos. De seguida, divide-se em bolas com cerca de 100 gr cada e, com a ajuda do rolo da massa, estica-se até obter um disco fino. Por fim, é só levar ao lume baixo numa frigideira antiaderente e cozinhar em ambos os lados até ficar ligeiramente dourado.
O recheio dos wraps? Já sabemos…. vários legumes.
Aliás, podes combinar os teus favoritos ou dar asas à imaginação e testar combinações novas.
Neste caso, utilizei tiras de pimento amarelo e pimento vermelho, cogumelos, alface e tomate. No entanto, as combinações são imensas, por exemplo, podes experimentar fazer vários recheios para os teus wraps com a cebola, a couve roxa, a rúcula, a cenoura, o abacate, a beterraba, as ervilhas, o agrião, os espinafres, as azeitonas, os pepinos, etc.
Com esta receita consegues praticar uma refeição de acordo com os princípios da alimentação saudável e, acima de tudo, nutrir o teu corpo e a fortalecê-lo.
Experimenta esta receita e deixa nos comentários a tua opinião!
E lembra-te…
Grão a grão, melhoramos a decisão!